12.MAR.2018 icone comentários0 comentário

Como Plantar Couve Flor

img

A couve-flor é uma hortaliça versátil que pode ser saboreada em sopas, ensopados, empanados, cozida no vapor, na salada ou até ao natural. No entanto, ela é uma planta temperamental, que requer cuidados e manutenção especiais para se tornar um produto delicioso. Consulte o primeiro passo abaixo e comece a aprender o cultivo da couve-flor, uma habilidade que exige uma boa dose de dedicação, amor e delicadeza.

Plantando couve-flor

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 1

Planeje plantar a couve-flor em uma época que permita que a planta seja exposta ao clima frio enquanto estiver maturando.

A maioria das variedades de couve-flor precisa de aproximadamente um mês e meio a três meses de clima fresco para maturar adequadamente. O ideal é que a temperatura diária durante o amadurecimento da couve-flor seja em torno de 15,5ºC. Isto significa que, dependendo do clima da região onde você morar, pode ser preciso plantá-la em uma época diferente do ano. De modo geral, os horticultores de climas quentes devem planejar cultivar a couve-flor para ter uma colheita na primavera, enquanto os que residem em climas frios devem cultivá-la para ser colhida durante o outono. Veja a seguir mais detalhes do cultivo desta planta.

- Em regiões quentes: Plante as ementes de couve-flor em uma bandeja no começo até o meio do outono. Transplante as mudas para a terra do canteiro no final do outono ou no começo do inverno para que as colha no começo da primavera.

- Em regiões extremamente quentes: Você pode precisar transplantar as mudas para o jardim um pouco mais cedo, para que maturem no final do outono e começo do inverno, resultando em uma colheita no meio do inverno.

- Em regiões frias: Plante as sementes de couve-flor em bandejas no final do inverno/começo da primavera e as transplante para o jardim no final da primavera. Deste modo, elas vão desabrochar no final do verão/começo do outono.

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 2
 
Escolha um lugar para o plantio que receba, pelo menos, seis horas de sol intenso.
Apesar de precisar de um clima frio, paradoxalmente, a couve-flor também requer uma quantia generosa de luz solar durante o dia. Escolha um local em seu jardim que tenha essa incidência solar, sem sombras de árvores, grama alta ou outras plantações.
- Você também deve ter certeza de que o lugar escolhido para a planta crescer possua espaço suficiente para ela se desenvolver. Geralmente, as couves-flores precisam de intervalos de 45 cm a 60 cm entre elas.
 
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 3

Escolha um local de solo rico e com retenção de umidade.

Para uma boa safra de couves-flores, o crescimento das plantas deve ser ininterrupto. Isto quer dizer que a planta precisa receber umidade consistente e ter acesso a nutrientes suficientes para que amadureça. Um bom solo une ambos os requisitos com facilidade. O solo ideal para a couve-flor deve possuir as seguintes qualidades:

- Alto teor de matéria orgânica. Ela aumenta a capacidade do solo de reter umidade.

- Alto teor de nitrogênio e potássio. O potássio e o nitrogênio são nutrientes vitais para o desenvolvimento da couve-flor. Se eles não estiverem presentes no solo, pode ser necessário utilizar fertilizantes.

- Um pH entre 6,5 e 7. Este pH "neutro" diminui o risco da couve-flor desenvolver uma doença chamada hérnia das crucíferas e aumenta a disponibilidade de nutrientes.

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 4

 Se puder, comece com mudas ou cultive as suas próprias dentro de casa.

A couve-flor tem a fama de ser um tanto frágil. Apesar desta reputação ser discutível, é verdade que esta planta quase sempre cresce melhor quando é introduzida no jardim a partir de transplantes de mudas em vez do plantio de sementes. Você pode comprar mudas para serem transplantadas em alguma loja de plantas da região, mas, se não fizer isto, pode cultivá-las dentro de casa, plantando as sementes em bandejas. Veja abaixo:

- Para transplantar as mudas, remova-as com delicadeza do vasilhame, tomando cuidado para não quebrar as raízes. Faça um pequeno buraco no solo e enterre a muda até o caule. Você deve fazer uma depressão rasa, parecida com um pires, ao redor da muda para ajudar o solo local a reter água. Firme a terra e regue a muda.

- Para cultivar as próprias mudas, plante cada uma delas em sua própria turfa ou num copo de papel. Afunde a semente cerca de 0,5 cm a 1,25 cm e cubra-a com terra. Forneça umidade abundante, mas não deixe o solo encharcado de água – isto pode causar diversos problemas, incluindo o apodrecimento da raiz. Você também pode precisar manter o solo a uma temperatura de 20ºC com um sistema de aquecimento do solo.

- Transplante as mudas como orientado acima.

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 5

Se você tiver que começar com sementes, dê a elas uma atenção especial.

Como observado acima, o transplante costuma ser a melhor opção para cultivar couve-flor. Se, no entanto, você tiver que plantar as sementes diretamente no jardim, deve-se começar várias semanas ou até um mês antes do planejado para ter o tempo extra necessário para a planta maturar. Plante as sementes em fila, colocando cada uma de 30 cm a 60 cm de distância. Afunde-as na terra aproximadamente 0,5 cm a 1,25 cm e regue-as imediatamente.

- Não esqueça de regar as sementes antes de se tornarem mudas. Você não vai conseguir ver a planta antes dela brotar, portanto, talvez seja uma boa ideia etiquetar as fileiras ao plantar as sementes.

Cuidando do crescimento da couve-flor

 
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 6
 
Regue abundantemente, fornecendo entre 2,5 cm a 3,75 cm de água por semana.
A ideia mais importante quando se cultiva couves-flores é a abundância. A planta precisa receber umidade e nutrientes de forma consistente ou o seu crescimento não será o esperado. Se a planta não crescer de maneira adequada, o produto final que você vai comer não terá nem o sabor nem a textura que gostaria. Depois de plantar a sua couve-flor, garanta que cada uma delas receba água com frequência para que o solo fique sempre úmido (mas não encharcado). Isto significa que a planta deve receber entre 2,5 a 3,75 cm de água por semana e que a umidade deve penetrar no solo por aproximadamente 15 cm.
- Saiba que a chuva pode contribuir para a rega da planta. Assim, se chover com frequência, é possível que você não precise regar quase nunca.
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 7
 
Proteja as couves-flores jovens das pragas.
Quando a muda é jovem e frágil, ela é vulnerável a uma variedade de pragas de jardim, incluindo o verme do repolho, pulgões, murgantia histrionica e outros. Isto ocorre principalmente quando a couve-flor é plantada para a colheita na primavera, pois o final do inverno geralmente coincide com a proliferação da população de insetos. Algumas destas pragas podem interferir no ciclo do crescimento da couve-flor, outras podem comer a planta até a raiz, arruinando completamente a plantação. Portanto, o controle destas pragas assim que surgirem é uma das principais preocupações para horticultores comprometidos.
- O uso de pesticidas orgânicos formulados para matar as pragas que atacam a couve-flor é um instrumento valioso. A maioria dos pesticidas traz informações no rótulo sobre os tipos de plantas para os quais é seguro e quais as pragas que se propõe a eliminar.
- Para prevenir pragas na plantação de couve-flor, experimente cortar caixas velhas de leite ao meio e coloca-las sobre a muda para protegê-la.
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 8
 
Use fertilizante para complementar o crescimento da couve-flor.
Como foi citado acima, esta planta exige uma taxa relativamente alta de nitrogênio e potássio no solo. Adicionar estes nutrientes ao solo sob a forma de fertilizantes pode melhorar o crescimento das plantas. Você deve usar um fertilizante que contenha nitrogênio e potássio, administrado a cada duas ou três semanas. Para o uso em um jardim caseiro, uma mistura de 5 litros de fertilizante com duas colheres de sopa de bórax (para suprir a falta de boro, um importante nutriente) deve ser utilizado para cada 30 metros de plantas enfileiradas.
- Use uma técnica chamada adubação de cobertura para administrar fertilizante à planta que está maturando. Cave um sulco raso e estreito ao lado de cada fila de plantas, a cerca de 15 cm ou 20 cm de distância dos caules. Coloque o fertilizante nestas valetas, passe o rastelo no solo e então regue. Isto vai garantir que o fertilizante seja administrado em proporções constantes e iguais para cada pé, além de ajudar a diminuir o perigo de usar produto em excesso.
 
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 9
Branqueie a cabeça para evitar o escurecimento.
Assim que a couve-flor começar a crescer, uma pequena "cabeça" vai se formar no centro de sua folha. Na couve-flor branca comum, se a cabeça for exposta à luz durante o crescimento, ela vai amarelar e escurecer. Embora a couve-flor escurecida ainda seja comestível, ela tem menos apelo visual e tende a ter uma textura menos macia. Assim, é importante utilizar o processo chamado "branqueamento" para manter a cabeça clara e branca. Quando a cabeça estiver aproximadamente do tamanho de um ovo, dobre as folhas da planta sobre ela como uma forma de protegê-la da luz do sol. Se necessário, use barbantes ou elásticos para segurar as folhas no lugar.
- A cabeça deve estar seca quando você começar a branqueá-la. A umidade retida perto da região pode fazer a planta apodrecer. Não prenda as folhas com muita força, senão o ar não vai conseguir alcançar a cabeça.
- Saiba que as variedades de couve-flor que não forem brancas (como a couve-flor roxa, verde e laranja) não precisam ser branqueadas. Além disso, algumas variedades da couve-flor branca são cultivadas para se "autobranquearem", com folhas que, naturalmente, protegem a cabeça conforme vão crescendo.
 
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 10
Faça a colheita quando as cabeças estiverem grandes, brancas e firmes.
Depois de fazer o branqueamento, continue cuidando da planta normalmente, retirando de vez em quando as folhas ao redor da cabeça, para monitorar o crescimento e permitir que a umidade evapore depois da rega. Quando a cabeça estiver grande, branca e firme (com cerca de 15 cm de diâmetro) a couve-flor estará pronta para ser colhida. Isso pode acontecer a qualquer momento, de dias até a algumas semanas após o branqueamento, dependendo do clima do lugar (o crescimento costuma ser mais rápido no clima quente). Corte a cabeça na base da planta com uma faca, deixando algumas folhas junto com ela, para protegê-la. Lave, seque, retire as folhas e aproveite.
- A couve-flor pode ser guardada de diversos jeitos. Na geladeira ela dura até uma semana e no congelador ou em conserva pode ser armazenada por um longo período. Uma alternativa pode ser guardar a planta arrancada pela raiz, pendurando-a em um local fresco, por até um mês.
 

Tratando de doenças comuns da couve-flor

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 11

Trate a deficiência de boro com extrato de algas marinhas.

Se a couve-flor não receber uma quantia suficiente de boro, um nutriente essencial, ela vai começar a desenvolver uma série de sintomas que a deixam com má aparência. Sua cabeça vai ficar amarronzada, as pontas das folhas queimadas, as folhas retorcidas e a haste pode ficar oca e marrom. Para tratar estes problemas, deve-se adicionar boro ao solo imediatamente. Alimente a planta com extrato de algas marinhas o mais rápido possível e repita o processo a cada duas semanas, até que os sintomas desapareçam.

- Para as culturas subsequentes, adicione boro ao solo misturando-o ao adubo ou plantando coberturas vivas como ervilhacas ou trevos.

Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 12
 
Elimine a hérnia das crucíferas retirando as plantas infectadas.
A hérnia das crucíferas é uma infecção fúngica que se prolifera muito na raiz de plantas da família Brassicaceae (que inclui a couve-flor, o brócolis, o repolho, a couve de Bruxelas e outras plantas). Estas massas de fungo na raiz interferem na capacidade da planta absorver água e nutrientes, fazendo com que ela cresça de forma assimétrica, murche e acabe por morrer. O pior de tudo é que a hérnia das crucíferas é contagiosa e pode se espalhar facilmente. Para evitar que um caso desta doença devaste toda a sua plantação, algumas medidas radicais devem ser tomadas. Arranque as plantas infectadas pelas raízes e as descarte (não as utilize para fazer compostagem). Lembre-se de remover todo o sistema radicular - qualquer fungo deixado no solo pode liberar esporos e continuar se espalhando.
- Para evitar que a doença retorne, use um dos seguintes métodos:
- Melhore a drenagem do solo com adição de matéria orgânica (a hérnia das crucíferas prospera em ambientes úmidos).
- Plante uma cobertura viva de centeio no solo antes de plantar couve-flor
- Aumente a alcalinidade do solo, misturando cal hidratada no outono (a hérnia das crucíferas prospera em solos ácidos)
- Coloque folhas finas de tela plástica transparente sobre o solo infectado nos dias ensolarados. Deixe-a ali de 30 a 45 dias. O plástico age como uma espécie de "estufa", retendo o calor dos raios de sol a fim de aquecer o solo e matar o fungo.
 
Imagem intitulada Grow Cauliflower Step 13
 
Evite a leptosphaeria maculans através da prática de rotação das culturas.
Outra doença fúngica comum na couve-flor é a leptosphaeria maculans. Ela provoca lesões cinzentas irregulares ou furos nas folhas, por vezes acompanhados de podridão radicular. Como no caso da hérnia das crucíferas, esta doença também é difícil de se tratar, de modo que a prevenção é a melhor saída. A rotação de culturas é uma técnica especialmente eficaz para reduzir o risco de leptosphaeria maculans. Não plante couve-flor (ou outro membro da família das Brassicaceae) no mesmo local por mais de um ano consecutivo: assim, há um espaço de tempo de um ano para o fungo restante morrer.
- Além disso, na ocorrência do leptosphaeria maculans, remova todos os resíduos de plantas que sobrarem após a colheita. Este material vegetal morto ou em processo de decomposição pode manter fungos vivos durante meses, o que leva a uma reinfestação da próxima colheita.
- Se você suspeitar que alguma semente esteja contaminada por algum fungo, lavá-la com água quente pode ajudar a remover o fungo antes do plantio.
 
Via: Wikihow
icone comentários

0 comentário

Comentários

Deixe seu comentário